30/09/2008


AGENDA:


Instituto Envolverde promove o I Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade


Direcionado a profissionais de comunicação, de redações e de assessorias de imprensa, o I Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro de 2008, em São Paulo. O evento tem como objetivo abrir novas perspectivas para a construção de pautas. No primeiro dia, o tema de discussão será a Amazônia. No segundo, as discussões girarão em torno dos temas Água e Mudanças Climáticas. No terceiro e último dia, o tema a ser debatido pelos especialistas e jornalistas presentes no encontro será Energia.

Serviço
O quê: I Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade;
Quando: de 16 a 18 de outubro de 2008;
Horário: das 8h00 às 18h00;
Local: Hotel Jaraguá;

Endereço: Rua Martins Fontes 71 - São Paulo;
Investimento: R$ 300;

Palestrantes confirmados: Ignacy Sachs (ecossocioeconomista), Fábio Feldmann (consultor ambiental), Ladislau Dowbor (PUC-SP), José Machado (presidente da Agência Nacional de Águas), Fernando Von Zuben (Tetra Pak), Luiz Fernando Néri (Petrobras), João Meirelles (Instituto Peabiru), Caio Magri (Instituto Ethos), Eduardo Acquarone (Rede Globo), Beatriz Bulhões (CEBDS), Flávia Moraes (consultora em sustentabilidade), Paulo Artaxo (USP), Roberto Schaeffer (Coppe-UFRJ), Cecy Oliveira (Água Online), Sonia Favaretto (Banco Itaú), Pedro Jacobi (Procam-USP), Guilherme Canela (Andi), Karen Suassuna (WWF), Roberto Waack (Ares), Luis Fernando Laranja (WWF), André Trigueiro (Globonews), Adalberto Marcondes (Envolverde), Luciano Martins Costa (Observatório da Imprensa), Ricardo Voltolini (Idéia Socioambiental), Paulina Chamorro (Rádio Eldorado) e Paula Scheidt (Carbono Brasil);

Informações e inscrições: pelo telefone (11) 3796-8066 ou pelo e-mail instituto@envolverde.org.br;

Realização: Envolverde.

FONTE: Instituto Ethos


Ameaças à liberdade de expressão na Internet

No dia 6 de outubro, a partir das 19h, o Nupef/Rits e a Escola de Comunicação da UFRJ realizam um debate sobre o PLC 89/2003 - projeto de lei de autoria do senador Eduardo Azeredo que propõe a criação de dispositivos para coibir a livre troca de dados na Internet brasileira e criminaliza condutas triviais na rede. O substitutivo o propõe bloqueio do uso de redes P2P; desencoraja o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi); e exige que todos os provedores de acesso à Internet forneçam informações sobre seus usuários, considerando cada um como provável criminoso.

O evento - que marca o lançamento da revista PoliTICs, publicação do Nupef/Rits - contará com a participação de Henrique Antoun, doutor em Comunicação pela ECO/UFRJ, professor da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisador do Grupo CIBERIDEA - Núcleo de Pesquisa em Tecnologia, Cultura e Subjetividade, e Gustavo Gindre, coordenador acadêmico do Nupef/Rits e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br.

O debate será no auditório da Central de Produção Multimídia, no Campus da UFRJ da Praia Vermelha, que fica na Avenida Pasteur, 250 (ao lado do Instituto Philippe Pinel), Rio de Janeiro (RJ). Informações podem ser obtidas pelo e-mail coordenacao@nupef.org.br.


FONTE: RETS – Revista do Terceiro Setor




Light promove exibição itinerante do Mostre a Sua Comunidade


Com o sucesso do festival, espaços culturais do Rio de Janeiro recebem melhores vídeos


Em agosto, a Light e o Instituto Terrazul mostraram para o público, no Centro Cultural Light, os 16 melhores filmes do Mostre a Sua Comunidade, concurso cujo tema era o universo das comunidades cariocas. Com o sucesso do evento, a empresa e a ONG decidiram organizar uma mostra itinerante para exibições dos vídeos em outros espaços culturais, como Teatro Odisséia, Circo Voador e Cineclube Águas Férreas.


As sessões, que vão de 2 de outubro até 22 de novembro, sempre começam às 21hs ou 22hs (no Cineclube Águas Férreas, às 12hs e 14hs) e, em cada dia, serão exibidos de um até nove filmes.


Na ocasião, os interessados poderão conferir vídeos como “Crônicas de um Fato Comum”, da comunidade Cidade de Deus, vencedor da categoria Master do festival, que conta uma história fictícia sobre um garoto traficante de uma favela.


“Estou feliz porque a qualidade dos vídeos é muito grande. Realizei um exercício de ficção em cima de um documentário. Retratei a angústia de um fato comum, que é perder as crianças para o tráfico. Vi muitos amigos meus morrerem e vejo hoje o mesmo. Tenho três filhos, vivo com dificuldades, mas estão todos bem e continuo na luta”, diz Paulo Silva, diretor do filme.


O Mostre a Sua Comunidade contou com mais de 300 inscrições e a participação de mais de 100 comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. O festival é fruto de parcerias importantes que auxiliaram na divulgação, no incentivo à participação e no envolvimento das comunidades, como a da Federação das Associações de Moradores de Favelas do Estado do Rio de Janeiro (Faferj); da TV Comunitária da Rocinha (TV Roc); da TV Comunitária do Rio de Janeiro (TVC Rio); do Cinema Nosso; do Nós do Morro; do Pontão de Cultura - Circo Voador; da Janela da Comunidade e do Programa Espaço Comunitário, da Rio TV Câmara.


Serviço/ Festival Itinerante Mostre a Sua Comunidade:

Site: www.mostreasuacomunidade.com.br

Download do Clipe: http://www.mostreasuacomunidade.com.br/festival_masc.wmv




1º Programa Nacional de Ética nos Negócios para Universitários


Depois da ArcelorMittal, KPMG, Mabe Brasil e Unibanco confirmarem presença no 1º Programa Nacional de Ética nos Negócios para Universitários como patrocinadores na categoria Ouro, agora é a vez da Bosch fazer parte deste inédito programa como patrocinador-prata, ao lado da Kraton Polymers.


O Programa UniÉtica 2008 tem como objetivo principal introduzir, envolver e mobilizar os alunos das instituições de ensino superior nos principais temas que envolvem a Gestão Responsável Corporativa por que os estudantes de hoje serão os colaboradores, executivos e proprietários das empresas de amanhã e também por acreditarmos que a "Ética é a base da atuação responsável e o passaporte para a Sustentabilidade".


Este inédito programa acontecerá no próximo dia 17 de novembro, no teatro do Parque D. Pedro Shopping, na cidade de Campinas/SP e será o início de um evento mais amplo que, a partir de 2009, será estendido para outras cidades brasileiras. Além disso, vem dar continuidade ao cumprimento de uma das missões do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios que é contribuir com a formação de adultos-cidadãos e líderes eticamente responsáveis.


Este evento também terá um lado social e ambientalmente responsável, pois parte da receita obtida será destinado a três importantes instituições do Terceiro Setor da cidade de Campinas: a AACD e o Centro Boldrini que ajudam crianças e jovens, e o Centro Corsini que luta contra a AIDS. Já na parte ambiental, teremos uma empresa especializada em gases de efeito estufa (GEE) realizando a necessária neutralização das nossas emissões em todas as fases da realização deste programa.


Maiores informações com Douglas Flinto, do Instituto Ética nos Negócios / (19) 96119089
www.eticanosnegocios.org.br




Mitos e Verdades do Terceiro Setor


Data da Palestra:: 07/10/2008

Local: Auditório do CRCSC - Av. Osvaldo Rodrigues Cabral, 1900

Florianópolis/SC

Programação

Palestrante: Marcia A. Ariola - Advogada e Consultora do Terceiro Setor e Responsabilidade Social Corporativa desde 2000.

Temas:
. Entendendo o Terceiro Setor;
. Constituição e legislação;
. Imunidades e Isenções;
. Títulos e qualificações;
. Convênio e Termo de parceria;
. Contratos e Termo de Voluntariado;
. Importância da Contabilidade;
. Parcerias;
. Terceiro Setor como ferramenta de gestão na Responsabilidade Social Corporativa;

Data: 07/10/2008
Horário: 19h
Local: Auditório do CRCSC

Inscrições: (48) 3027- 7000 ou pelo e-mail: recepcao@crcsc.org.br
Entrada 1kg de alimento não perecível




XVIII Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade /XXIV Congresso Nacional de CCQ / II Encontro Nacional de Gestão Estratégica para Competitividade / Sustentabilidade: do econômico ao social


O Rio de Janeiro sediará entre os dias 05 a 07 de novembro o XVIII Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade, XXIV Congresso Nacional de Círculos de Controle da Qualidade e o II Encontro Nacional de Gestão Estratégica para Competitividade, abordando o tema central "Sustentabilidade: do econômico ao social".


O evento será realizado no Centro de Convenções da Firjan, com presença de diversas organizações que estarão representadas por seus executivos e especialistas apresentando e debatendo sobre o tema. É uma promoção da União das Associações Brasileiras para a Qualidade (UABQ) e realização da UBQ-RJ e FIRJAN. Estes eventos apresentarão casos reais de implantação de programas da qualidade e inovação nas áreas de gestão.


Maiores informações no site: http://www.ubq-rj.com.br/28CBQP.htm




ARTIGO:



Por mais transparência na gestão pública


Por Romeu Tuma Júnior, Secretário Nacional de Justiça


Em alguns momentos, principalmente naqueles de crise, o Governo é criticado por não estabelecer uma relação de parceria com a sociedade. Isso não é sempre verdade, pelo menos no Ministério da Justiça (MJ) e especialmente na Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), no atual período. Além de criticar – e a crítica é fundamental para a democracia – faz-se necessário também reconhecer as ações do Estado em benefício da transparência e da participação cidadã.


(...)


A ação, que não ocupou grande espaço na mídia e mereceria, a meu ver, uma maior atenção, é o novo modelo de controle social e fiscalização dos recursos públicos utilizados pelo terceiro setor e criado pelo Ministério da Justiça: o Cadastro Nacional de Entidades de Utilidade Pública do Ministério da Justiça (CNEs/MJ).


Leia mais em:

http://www.rets.org.br/rets/servlet/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeSecao?codigoDaSecao=11&dataDoJornal=atual


FONTE: Rets- Revista do Terceiro Setor




CURSOS:


Ferramentas de Gestão no Rio de Janeiro


Nos próximos dias 10 e 11 de outubro, o GIFE realiza o segundo módulo da edição 2008 do curso Ferramentas de Gestão no Rio de Janeiro. Com o tema Elaboração e Avaliação de Projetos, o curso tem como objetivo desenvolver e sistematizar conhecimentos e técnicas para o planejamento, a elaboração e a avaliação de ações sociais.


(...)


As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site http://www.gife.org.br/cursos. Demais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3816-1209 ramal 19 ou pelo e-mail: cursos@gife.org.br.


Leia mais em: http://www.gife.org.br/


FONTE: Gife




Geração de Renda e Sustentabilidade Institucional


São Paulo - SP
17 de outubro de 2008, 6ª feira, das 9h às 18h

Facilitador(a): Michel Freller e Danilo Tiisel

O treinamento apresenta diferentes maneiras de gerar recursos por meio de atividades inovadoras e capazes de auxiliar na auto-sustentação financeira das organizações do Terceiro Setor.


A interação com o público e a vasta exemplificação com casos reais e de sucesso, tornam o curso importante ferramenta de gestão e de mobilização de recursos.


Informações e Inscrições

www.dialogosocial.com.br

Telefones: (11) 2281-9643 / (11) 7864-1745


E-mail: dialogo@dialogosocial.com.br




NOTÍCIA:


Programa fortalece avaliação no campo social


Considerada um dos mais complexos desafios para organizações, sejam elas públicas, privadas ou de movimentos da sociedade civil, a avaliação é uma espécie de “calcanhar de Aquiles” do campo social. No debate sobre o assunto, não faltam metodologias desacreditadas, projetos inovadores e polêmica na utilização dos mais distintos modelos e padrões.


(...)


Paralelamente a esse trabalho, a pesquisa tem o objetivo de compreender como o setor privado percebe a avaliação de seu investimento na área social. Conduzido pela TNS InterScience, empresa de pesquisa de mercado, e o apoio do GIFE, o levantamento esmiuçará o processo de mensuração, desde de quando é implementado, até o quanto se investe e como ele é feito.

A apresentação dos resultados da pesquisa será realizada no dia 02 de outubro, das 8:30 às 13hs, na sede do Instituto Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 - próximo ao Metrô Brigadeiro). Para participar se inscreva pelo telefone 0800 – 7744 055. O evento é gratuito.


Leia mais em http://www.gife.org.br


FONTE: Gife



Michael Porter mostra como resolver o desafio de incorporar a responsabilidade social na estratégia da empresa:

Muitas organizações monitoram seus investimentos sociais e publicam relatórios de sustentabilidade. Poucas empresas, entretanto, integram as questões sociais e ambientais em sua estratégia, de maneira a reforçar a vantagem competitiva para o negócio. Essa foi a avaliação de Michael Porter, um dos mais conceituados especialistas em estratégia do mundo, ao falar para uma platéia brasileira durante o Fórum Mundial de Estratégia, realizado em São Paulo pela HSM.

Leia mais em: http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3345&Lang=pt-B&Alias=Ethos&itemNotID=8933 FONTE: Instituto Ethos



Wal-Mart Brasil Reduzirá uso de Sacolas Plásticas até 2013


O presidente do Wal-Mart Brasil, Héctor Núñez, ratifica a estratégia global da companhia e informa que a filial brasileira vai reduzir o uso de sacolas plásticas em suas lojas em 50% em 5 anos. A iniciativa vai envolver ações em todo o mundo e os países da operação internacional terão estratégias adequadas a cada realidade e cultura. “No Brasil, temos um programa de sustentabilidade bastante estruturado, com resultados concretos em diversas iniciativas, como construções, produtos e embalagens, por exemplo. A redução das sacolas faz parte do nosso desafio e estamos muito otimistas quanto a atingir essa meta no menor tempo possível”, diz Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart Brasil.


Leia mais em: http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=22136


FONTE: Pauta Social




O uso da tecnologia a favor da sustentabilidade no semi-árido.

É com esta perspectiva que o Projeto Pintadas Solar desenvolve há dois anos, no município de Pintadas (a 250 km de Salvador), um projeto-piloto para implementar técnicas de irrigação alternativas no fomento à agricultura familiar da região. Em agosto deste ano o projeto ganhou reconhecimento internacional ao receber o 2008 SEED Awards.

A organização é uma rede global que tem como missão promover parcerias em desenvolvimento sustentável. O SEED Awards é realizado anualmente e nesta edição foram escolhidas, entre quase 400 concorrentes, além do Projeto Pintadas Solar, ações desenvolvidas em mais quatro países: Camarões, Índia, Nicarágua e Tailândia.

Leia mais em: http://www.ces.fgvsp.br/index.cfm?fuseaction=noticia&IDnoticia=129641&IDidioma=1

FONTE: Centro de Estudos em Sustentabilidade



Nenhum comentário: