25/04/2008

Entrevista com Nádia Rebouças

Nádia Rebouças é publicitária e já há um bom tempo vem se destacando por suas idéias e projetos interessantes na área de Comunicação e Responsabilidade Social. Sua empresa, a Rebouças & Associados, é conhecida por desenvolver processos inovadores de comunicação estratégica.

Ao tomar contato, durante a Eco-92, com o chamado Terceiro Setor, Nádia passou a mapear e participar de algumas ações sociais, e foi descobrindo, aos poucos, de que forma a comunicação poderia ser utilizada para sensibilizar sociedade civil, governo e empresas para as questões sociais.

Hoje ela está totalmente antenada com as tendências na área social. Um dos eventos aos quais ela, recentemente, aliou o seu nome foi realizado na Firjan. O tema abordado, “A transformação através de mídias e estratégias de comunicação”, teve como palestrante a diretora da ong Imagens e Vozes de Esperança, Judy Rodgers, e Nádia foi a responsável pela abertura do evento.

Após o encontro (veja detalhes aqui), Nádia nos concedeu uma breve entrevista, que transcrevemos a seguir.



Focus Voice: O que está faltando para as empresas, como um todo, aderirem à Responsabilidade Social? Por que apenas poucas empresas, em geral as maiores, aderiram a esta prática até agora?

Em menos de 5 anos, nós temos profundas transformações nas escolhas, , na forma de comprar, na consciência da violência, no nível de informação gerado pela internet, na própria crítica ao papel da mídia e da publicidade, além de milhares de outros novos fatores (Procon, Conar). ). Está decisivamente chegando um novo mundo que interfere nos negócios. Então o que temos são reações diferentes das empresas. Estágios de percepção e ação frente a novas realidades. As maiores, especialmente as que têm ações negociadas em bolsa, reagem mais rápido.

Mesmo sem acreditar, sem saber muitas vezes como, (as empresas) vão melhorando seus processos, vão sendo pressionadas por seus empregados e consumidores e acabem trilhando o caminho. Não temos que cobrar, temos que estimular e ajudar o caminho. Tenho sido surpreendida por transformações inesperadas. Por isso creio e sigo.


Focus Voice: Que tipo de comunicação deve ser feita para sensibilizar os empresários neste sentido?

A COMUNICAÇÃO INTERNA dentro das organizações é fundamental. Não acredito que nenhum empresário não deseje ter empregados cidadãos. Apagar as luzes, economizar água, ser responsável pelos recursos na produção é benéfico não só para o planeta mas para os custos operacionais de uma empresa.

A COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA é essencial. A IMPRENSA é fundamental. Além disso, o que estão fazendo com a comunicação? Projetos como o Kabum, da Oi Futuro, levam os jovens a fazer sua própria comunicação.

Precisamos de confiança na capacidade da comunicação, o oxigênio da sociedade para nos levar a respirar um novo tempo. Que tipo de comunicação? Todas. Por isso virei minha vida de publicitária para a totalidade da comunicação. Ela ficou tão fundamental que eu não podia mais ficar com uma forma de comunicação apenas. Quero o potencial de todas.


Focus Voice: Que tendências você vê na implementação da Responsabilidade Social nas empresas brasileiras?

Vejo a ampliação das percepções. Temos que caminhar para uma visão sistêmica da realidade. Governos têm que se aperfeiçoar muito, melhorar especialmente a gestão e o apreço por resultados. Valorizar o funcionário público com perfil técnico. Todos temos que fazer um pacto contra a corrupção. As Ongs têm que vencer os preconceitos e entender seu importante papel de estimular as conversas entre setores, ao invés de ficar preso a preconceitos do século passado. Na prática todos temos que entender que só juntos vamos mudar a realidade.

A mídia e a publicidade vão perceber, cada vez mais, seu papel de educadores de um novo cidadão, que consome, dá lucro às empresas que merecem lucro, porque estão focadas no lucro da humanidade que ainda virá para esse planeta. RS no futuro não poderá fugir de uma educação para a espiritualidade e, veja, não estou falando de religião, estou falando de energia que constrói.
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