18/04/2008

Eventos no Rio de Janeiro

A lacuna que sentimos em relação aos eventos sobre responsabilidade social aqui no Rio de Janeiro foi preenchida por vários deles numa mesma semana. O que me fez lembrar minha avó que dizia: ”Dia de muito, véspera de pouco”!

Espero que a “profecia”, aqui, não se concretize e continuemos esse movimento de fazer a roda girar no Rio de Janeiro. Há coisas boas acontecendo: basta procurar que elas aparecem (nos próximos dias você vai poder acompanhar alguns dos fatos acontecidos nestes eventos).

Na terça feira, dia 15, estivemos na Firjan para assistir à palestra “Imagens e vozes da esperança. A Transformação através das mídias e estratégias de comunicação”, com Judy Rodgers, diretora e fundadora do Instituto Imagens e Vozes da Esperança, uma Ong internacional que promove diálogos com os meios de comunicação para fortalecer a mídia como agente transformador para a sociedade.

O evento, promovido pela ABERJ Rio (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e patrocinado pela Vale, ocorreu de forma simples e bastante pragmática: em duas horas a simpática palestrante, colecionadora de amigos brasileiros como a Dra.Zilda Arns, nos falou sobre o trabalho que vem realizando. Em seguida, orientou a platéia em uma interessante dinâmica, para nos mostrar, de um modo prático e rápido, meios de nos conectarmos com questões geralmente deixadas em plano nenhum, tais como a necessidade de uma nova consciência e o impacto que nossas ações têm sobre o mundo e sobre nós mesmos.

Convidou-nos a pensar “o quanto nossa cultura não nos prepara e muito menos nos recompensa para sermos reflexivos”, o que significa dizer que internalizamos a cultura do tudo muito rápido, independente do impacto ou das conseqüências que isso possa nos causar.

Seguindo a maratona que já havíamos divulgado aqui e no nosso clipping, também estivemos no evento da Associação Brasileira dos Anunciantes do RJ, a ABA Rio, na Barra da Tijuca, e tentaríamos estar, também, no evento da Fundação Getúlio Vargas, no Centro (como este último acontecia no mesmo dia e horário do evento da ABA Rio, não tivemos como estar presentes).

No Fórum de Marketing e Responsabilidade Social, promovido pela ABA Rio, a proposta era promover o debate, levantar questões de interesse comum e, quem sabe, aprender algo novo e voltar correndo pra empresa ou pra casa e copiar (rsss).

Nosso sentimento era de ouvir não a reinvenção da roda, mas novidades fresquinhas e ações replicáveis para as empresas e para nós, profissionais que lidamos com a temática da responsabilidade social, de maneira que pudéssemos, todos nós, fazer algo diferente do dèja vu costumeiro.

Na verdade sempre vamos aos eventos com esse desejo de sentir aquele arrepio no corpo que só o novo, o ousado e diferente podem causar!

A Coca Cola, co-patrocinadora do Fórum, abriu o evento com a palestra do Maurício Bacellar, gerente sênior de Relações Institucionais (com quem já estivemos em outros eventos sobre o tema), que, como sempre, foi muito correto em sua apresentação. Maurício falou do programa de recuperação das matas ciliares, cujo objetivo é repor a água que consumimos, além de ajudar a evitar a erosão dos leitos dos rios.

Em seguida, o belo e apoiadíssimo case do Instituto Ronald McDonald foi apresentado por Chico Neves, Superintendente do Instituto que mostrou algumas informações mais recentes, como a que dá conta que a arrecadação nas lojas dos cofrinhos de doação espontânea pulou de R$ 200 mil reais em 2004 para R$ 2 milhões/ano ao longo do período 2004/ 2007, graças a uma bem sucedida campanha mostrando aos funcionários e clientes a importância destas doações, e que veio a tornar o Instituto referência nesse tipo de ação na América Latina.

A gerente de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade do O Boticário, Márcia Vaz, falou sobre a experiência da empresa com o Comércio Justo, uma modalidade de comercialização que, segundo ela, pode vir a ser a solução para os pequenos produtores terem acesso ao mercado.

Mesmo que as empresas cujos cases e palestras não tivessem apresentado tantas novidades, o evento da ABA surpreendeu. Graças à presença do terceiro palestrante do dia: o jovem advogado pernambucano Nerivaldo da Lira Alves, da Lira Alves Advogados Associados.

Sua palestra foi entusiasmada, leve, apaixonante e divertidíssima... um verdadeiro show, com direito, inclusive, a forró no início e no final.

Não, não estamos comparado estilos e muito menos dizendo que é preciso ter um quê de “Cirque du Soleil” para produzir e divulgar conteúdos de qualidade, senão bastava que as empresas contratassem palestrantes pirotécnicos.

Também não estamos chamando o jovem advogado de clown ou afirmando que ele reinventou a roda. Mas o que mais nos marcou e contagiou o lotado auditório foi o fato de que Nerivaldo realiza suas ações com estilo próprio e movido pelos maiores combustíveis que um ser humano pode ter: PAIXÃO E FÉ. E bota paixão e fé nisso!

Quer conhecer os detalhes desse case espetacular? A partir da próxima 3ª feira nessa Blogosfera.

Até lá!

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