14/04/2008

Entrevista com o presidente da ABA Rio

Esta semana nós batemos um papo com o presidente da Associação Brasileira de Anunciantes / RJ (ABA Rio), Sergio Azevedo, especialista em marketing e comunicação, que, em uma entrevista exclusiva à Focus Voice Comunicação, falou sobre a questão da Responsabilidade Social no Rio de Janeiro.

A ABA Rio está promovendo, nesta quarta-feira, dia 16 de abril, o
II Fórum de Marketing e Responsabilidade Social


Mais do que uma extensão da ABA São Paulo, a ABA Rio - criada em 2002 com o objetivo de valorizar as empresas e profissionais cariocas e “fazer as coisas acontecerem” no Rio de Janeiro - hoje é autônoma em suas ações e seus eventos já fazem parte do calendário empresarial do Estado.

A instituição, sempre preocupada com questões como educação, cultura e, principalmente, a sustentabilidade do planeta, tem, segundo seu “carioquíssimo” presidente paulistano, um recado para dar a todos que já ouviram falar em sustentabilidade: “Entrem nessa que vale a pena”. Em outras palavras: “Deixem-se seduzir pelas boas práticas de Responsabilidade Social Empresarial”. Confira a entrevista.


Por que o Fórum foi idealizado?

A ABA tem uma preocupação e uma noção muito grande de sua responsabilidade como instituição internacional que representa anunciantes e congrega diversos associados, os quais, como empresas, têm sua parcela de participação na vida da sociedade e do planeta.

Preocupados com essas questões, começamos, primeiro, uma discussão interna do que podíamos fazer em relação à sustentabilidade. Num segundo momento, resolvemos abrir a discussão e promover o debate e a disseminação de conceitos para o grande público e, em especial, aos anunciantes, além de profissionais que estejam no mercado e possam aplicar o que assimilaram.


Quais as expectativas para o II Fórum?

Nossa expectativa é de uma casa cheia de pessoas, que estarão lá para entender como essa pauta está sendo tratada hoje no mundo.A idéia é de que haja uma grande troca de informações, onde a dúvida de um possa ser esclarecida pela experiência do outro.

O tema da Responsabilidade Social não tem fim, sempre há o que aprender ou debater, e o que temos de fazer é estar vigilantes, afinal o mundo é um só.

A pesquisa “Percepção do Consumidor Brasileiro”, realizada pelo Instituto Akatu, o Ethos e a Market Analysis entre 2006 e 2007, concluiu, entre outras coisas, que é necessário mais do que uma comunicação publicitária para divulgar o conceito de Responsabilidade Social e Ambiental, e que deveria se ampliar o diálogo da empresa com o consumidor e estabelecer uma comunicação bilateral, no sentido de ouvi-lo também, e não apenas comunicar-lhe os fatos.

Está faltando estratégia de comunicação e, portanto, de informação no mercado e, em especial, no Rio de Janeiro?


A comunicação é um aprendizado, um processo e, como tal, é preciso tempo para ser aprimorado e entendido pela própria sociedade, que está começando a digerir o tema da Responsabilidade Social.

Na questão da informação, é fato que existe uma lacuna na realização de eventos e outras ações que possam produzir mais informações, por isso a ABA Rio foi criada com o propósito de ajudar a aprimorar o que esta sendo feito.

Um evento é uma satisfação à sociedade do que se faz. Só esse ano teremos 9 eventos realizados por nós aqui no Estado.

A cidade e o Estado do Rio de Janeiro têm uma excelente produção intelectual, com grandes nomes e muitas empresas, e iniciativas louváveis e reaplicáveis de Responsabilidade Social. Por premissa, em todos os eventos da ABA Rio, mesmo que sejam apenas sediados, e não organizados por nós, há pelo menos um palestrante e uma empresa carioca na mesa.

O Rio de Janeiro não deixa nada a dever a nenhum outro estado em nenhum aspecto, tanto que criamos um diferencial estratégico. Existem dois eventos criados e realizados exclusivamente aqui no Rio: o ABA Cultural e o ABA Marketing Esportivo.

E também há outra novidade criada pela ABA Rio: de dois anos pra cá realizamos cursos rápidos, de um dia, onde o profissional se aprimora e principalmente faz circular a informação.


Como avalia a atuação das empresas cariocas na questão da comunicação e da Responsabilidade Social?

Pessoalmente eu acredito - e essa também é a mentalidade da ABA - que tudo passa pelo processo educacional e cultural.

Ser socialmente responsável é um processo que leva tempo, mas temos grandes exemplos aqui no Rio de empresas com boas práticas, como, por exemplo, a Coca Cola, a Golden Cross, entre as grandes, e a Lira Alves Advogados, que é pequena se comparada às multinacionais e as de grande porte - embora em sua área seja considerada uma empresa de médio porte - mas tem uma atuação maravilhosa, o que mostra que o tamanho da empresa não é pré-requisito.

Por sua vez, o consumidor é cada vez mais exigente, e tem o poder de escolha. Ele quer como diferencial produtos que não agridam o meio ambiente. Então as empresas precisam estar atentas a essa demanda.

O Rio tem “cases” fantásticos que temos que valorizar e as empresas precisam entender que a sua própria sustentabilidade depende da sustentabilidade do ser humano e, portanto, do planeta.


O que é Responsabilidade Social?

É entender que a grande âncora é a Sustentabilidade e que, em decorrência disso, precisamos ter consciência de que o processo da Responsabilidade Social não se dará sem um processo educacional que sirva de base para a mudança de hábitos culturais. Sem eles, estamos comprometendo a existência do único planeta que temos para viver.


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